5 estados mais violentos do Brasil
Muitos acreditam que os estados mais violentos são os que possuem as cidades mais famosas e com maior população, como Rio de Janeiro e São Paulo. Entretanto, mesmo sendo dois estados com bastante violência, eles não estão presentes entre os 5 mais perigosos.
Apesar dos números que mostraremos abaixo, foi registrado uma diminuição no número de homicídios pelo segundo ano seguido. 47.508 casos em 2022, o segundo menor número da série histórica que começou no ano de 2011.
Entretanto, um ponto precisa ser destacado: de 130 ocorrências por dia, pelo menos 5 pessoas foram mortas por hora em 2022.
Estados mais violentos do Brasil em 2022, com base na taxa de homicídios por 100 mil habitantes:
Amapá (52,6%):
O Amapá localiza-se no extremo norte do território brasileiro. Fazendo para da Região Norte, o Amapá faz divisa com o Pará e com dois países: Guiana Francesa e Suriname.
Governador: Clécio Luís
Capital: Macapá
Bahia (48%):
É um estado da região Nordeste e é o quarto mais populoso do Brasil, além de possuir uma ampla infraestrutura logística.
Governador: Jerônimo Rodrigues
Capital: Salvador
Amazonas (42,5%):
Este estado integra a região Norte do Brasil e é o maior estado em questão de território, com uma população de 4,2 milhões de habitantes.
Governador: Wilson Miranda Lima
Capital: Manaus
Roraima (39,5%):
Roraima é um estado da região Norte brasileira, ele caracterizado pelo clima Equatorial e por suas formações vegetais de floresta e Cerrado.
Governador: Antonio Denarium.
Capital: Boa Vista
Pernambuco (35,5%):
Este estado pertence ao nordeste brasileiro, sendo dividido em três grandes regiões: Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Governadora: Raquel Lyra
Capital: Recife